Paróquia Santíssima Trindade

Lançamento da Campanha da Fraternidade 2017 na Assembleia Legislativa

Foto: Franklin Machado / CNBB SUL 4

Foto: Franklin Machado / CNBB SUL 4

A Assembleia Legislativa de SC realizou sessão especial para divulgar a Campanha da Fraternidade que tem como tema: Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida.

A sessão foi aberta pelo deputado Silvio Drevek presidente da Câmara que compôs a mesa com o deputado Pe. Pedro Baldissera que fez a proposta da sessão, o presidente do Regional Sul IV Dom João Francisco Salm e mais algumas pessoas que representam importantes movimentos e ações sociais.

O deputado Pe. Pedro Baldissera fez importante manifestação sobre o tema com informações pertinentes e atualizadas destacando o avançado estado de depredação em que se encontram os vários biomas particularmente o da mata Atlântica em que se encontra o estado de Santa Catarina.

Em seguida foram homenageadas várias pessoas representantes de entidades que estão contribuindo com ações importantes na preservação dos biomas e na defesa dos mais atingidos por destruição da natureza, pelas hidroelétricas, pelo agronegócio e outros. Foram contemplados: líder dos catadores de lixo, dos sem terra, dos recicladores de óleo de cozinha, de revolução dos baldinhos e uma líder indígena e mais algumas entidades.

Mais uma importante manifestação foi feita por um professor especialista no tema que destacou a função dos biomas no mundo. Três elementos mantem o equilíbrio dos biomas: ar, água e solo seriamente ameaçados pela ação predatória do homem. A ordem dos biomas é garantida pela conectividade desses três elementos entre si sabiamente colocados por Deus na natureza. O homem não aprendeu a ter mesma conectividade com os elementos dos biomas. O professor completou seu pronunciamento citando uma estrofe do Cântico das Criaturas de Francisco de Assis incluída pelo Papa Francisco na Encíclica Laudato Si, várias vezes citada nas duas palestras.

A paróquia da Trindade esteve presentada pela Pastoral da Pessoa Idosa com a presença da várias pessoas com faixas e baners, por alguns jovens da Jufra, por membros do CPP e pelo pároco.

WhatsApp Image 2017-03-09 at 14.56.24

WhatsApp Image 2017-03-09 at 14.56.12

WhatsApp Image 2017-03-09 at 14.56.15

Texto: Frei Justino Stolf, OFMCap