Paróquia Santíssima Trindade

Pastoral da Pessoa Idosa: seja um voluntário, faça parte desta missão

pastoral-da-pessoa-idosa1-1

No dia 26 de abril, a partir das 19h30, acontece no Centro Pastoral da Paróquia Santíssima Trindade, o Encontro de Apresentação da Pastoral da Pessoa Idosa. O objetivo é apresentar, de forma clara, como acontece a capacitação dos novos voluntários que desejam se engajar nesta missão.

Alerta

As pessoas idosas nem sempre vivem a “melhor idade” ou envelhecem bem. Esta é uma visão equivocada. A PPI é testemunha de que, na realidade, milhares de pessoas idosas vivem isoladas, são abandonadas muitas vezes pelo Estado, pela sociedade e até pela própria família. Ficam vulneráveis, vivem em situação de pobreza, sofrem violência e maus tratos.

Missão da PPI

A Pastoral da Pessoa Idosa tem como missão a promoção e valorização da Pessoa Idosa, dando-lhe a oportunidade para melhorar sua qualidade de vida, respeitando seus direitos por um processo educativo integrado a sua família e a comunidade. Com a formação de redes comunitárias de líderes voluntários que multiplicam o saber e a solidariedade fraterna. A Pastoral da Pessoa Idosa já tem mais de 10 anos de fundação, por iniciativa da Dra. Zilda Arns Neumann. No ano de 2004, durante a assembleia geral da CNBB, aprovaram a proposta de sua fundação.

Público-alvo

Pessoas idosas acima de 60 anos, em especial aquelas em condições de fragilidade, situação de pobreza e abandono.

Atuação

A PPI capacita pessoas voluntárias da comunidade para acompanhar os idosos por meio de visitas domiciliares mensais. É um trabalho ecumênico.

Visitas as pessoas idosas para, acima de tudo, ouvi-las e para levar uma mensagem de carinho, solidariedade e esperança. Valoriz sua história de vida e servir de ponte entre a pessoa idosa e os serviços existentes voltados à ela.

Também existe parceria com entidades que atuam pelos direitos das pessoas idosas e representantes em diversos segmentos municipais e estaduais.

Como ajudar

Seja um  líder voluntário da Pastoral da Pessoa Idosa e visite idosos, conforme sua disponibilidade.

Mais informações com Terezinha: (48) 9 8847-5605.

Marcado com a(s) tag(s):