Paróquia Santíssima Trindade

Dioceses catarinenses avaliam a realização da Campanha da Fraternidade 2019

IMG_8019-990x660

Durante o Seminário das Pastorais Sociais do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Iomerê (SC), os participantes representando oito dioceses catarinenses avaliaram a realização da Campanha da Fraternidade 2019. O espaço de avaliação foi proposto pelo Seminário Regional da Campanha da Fraternidade, realizado em outubro de 2018. A Campanha da Fraternidade 2019, que trouxe como tema ‘Fraternidade e Políticas Públicas’, teve como objetivo estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade.

Foi produzida pela Equipe Regional de Campanhas um instrumental de avaliação que auxiliou o momento. De acordo com os representantes das Dioceses no Seminário das Pastorais Sociais, foi positivo a utilização dos materiais produzidos para a Campanha, como o texto-base, cartilhas para grupos de família e via-sacra. Os participantes também avaliaram como positiva a temática trabalhada, evidenciando a importância da Igreja refletir com a sociedade a importância da implementação de Políticas Públicas.

Nas Dioceses, foram observadas um maior incentivo na participação dos Conselhos de Direitos e ao mesmo tempo, a construção de espaços, como Audiências Públicas e Conferências, para se discutir Políticas Públicas. Foi destacado a criação e ao mesmo tempo a falta, em algumas Dioceses, de uma equipe que possa articular e animar a Campanha da Fraternidade em nível diocesano. Segundo os participantes, a equipe viabiliza uma maior agilidade no processo de realização da Campanha.

Regional Sul 4 – Também as atividades em nível Regional foram lembradas durante a avaliação. Desde o Seminário Regional; a Sessão Especial em homenagem a Campanha, em parceria com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) e uma Audiência Pública, também em parceria com a ALESC, que acontece no próximo dia 11 de junho.

Fonte: CNBBSul4.

Marcado com a(s) tag(s):