Paróquia Santíssima Trindade

Batismo

As inscrições para o curso de batismo devem ser feitas exclusivamente na secretaria paroquial. Vagas limitadas.

Próximo curso: dias 11 e 18 de Julho de 2018 às 19h30 no centro de pastoral da igreja matriz.

Inscrição para o curso: dia 9 de Julho a partir das 8hras da manhã.

 

Celebração do batismo:

Igreja Matriz: 4º domingo de cada mês na missa das 10h. A inscrição para o batismo deve ser feita na secretaria paroquial até a quarta-feira da semana que antecede o batismo.

O Sacramento do Batismo

O Batismo é o fundamento de toda a vida cristã.

Apaga o pecado original, nos dá a fé e a vida divina, e nos torna filhos de Deus. A Santíssima Trindade toma posse da alma e começa a nos santificar.

É o sacramento pelo qual nascemos para a vida e nos tornamos filhos de Deus. É o primeiro dos sacramentos porque é a porta que dá acesso aos demais sacramentos, e sem ele não se pode receber nenhum outro.

Perdoa o pecado original e qualquer outro pecado, com as penas devidas por eles. Nos dá as três divinas pessoas junto com a graça santificante. Infunde a graça santificante, as virtudes sobrenaturais e os dons do Espírito. Imprime na alma o caráter sacramental que nos faz cristãos para sempre e somos incorporados à Igreja. Quando recebemos o sacramento do batismo, transformamo-nos de criaturas para filhos amados de Deus.

Muitos pensam que os sacramentos em geral são obras eclesiásticas, ou seja, “invenções” da Igreja. Os sacramentos são, na verdade, criados por Jesus Cristo, o próprio Deus Encarnado. “Disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados. E recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2, 38-39).

Informações sobre o curso de preparação para o batismo:

Pais e padrinhos devem fazer o curso de preparação para o batismo. Se os pais, padrinhos e/ou testemunhas residirem em outra paróquia, eles poderão fazer o curso na paróquia mais próxima de onde residem, ou em qualquer outra paróquia.

A inscrição para o curso de preparação para o batismo é feita na secretaria da Paróquia da Trindade em uma data específica, divulgada com antecedência. Para a inscrição, é necessário trazer um documento de identificação, e você será questionado se tem os sacramentos. Para ser padrinho/madrinha de batismo, é necessário ter todos os sacramentos.

Documentos / orientações para marcar o batizado na Paróquia da Trindade:

 -Certidão de Nascimento da Criança (para crianças com até 6 anos de idade, após esta idade ver informações na secretaria paroquial);

- Certidão de Casamento Religioso dos pais (caso os pais não sejam casados no religioso e/ou somente sejam casados no civil e/ou estejam em segunda união, entrar em contato com a secretaria paroquial).

- Curso de Batismo dos Pais, dos Padrinhos e/ou das Testemunhas;

- Os padrinhos, solteiros ou casados, devem ter 16 anos completos, ser católicos e ter os sacramentos do Batismo, Eucaristia e Crisma (caso não tenha um destes sacramentos eles ficarão como testemunhas do batismo);

- Certidão de Casamento Religioso dos padrinhos (para padrinhos casados entre si ou com terceiros; caso o padrinho e/ou a madrinha seja(m) apenas casado(s) no civil ou morem juntos entre si ou com terceiros ele(s) ficará(ão) como testemunha(s) do batismo);

- A inscrição do Batismo, apresentação de toda a documentação exigida, mais o pagamento da taxa de R$ 10,00 (vela e lembrança do batismo) deverá ser feita até a quarta-feira que antecede o batismo.

Tire suas dúvidas pelo telefone: (48) 3025-6772