JUFRA

jufra

A Juventude Franciscana – JUFRA – é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana.

A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que:

primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo;
segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo;
e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA).

A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas, assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes de ser franciscanos no mundo.

O objetivo do movimento é despertar o jovem para a vivência franciscana, levando-o a uma experiência de vida de fraternidade, criando condições para que viva o Evangelho no contexto da realidade atual, buscando a transformação da sociedade à luz do carisma franciscano e da Regra da Ordem Franciscana Secular (OFS). Em suma, a JUFRA é um projeto de ações que atrai pessoas e depois as educam para agirem no mundo, orientadas pela vontade de Deus e de acordo com uma filosofia de vida.

Estes realizam a opção de viver a espiritualidade franciscana de maneira secular, como jovens em amadurecimento de sua vocação como parte da OFS, da qual a JUFRA é uma parte integral.

“Nós, jovens jufristas, cremos no amor que é a essência da vida, que se exprime de maneira VERTICAL, no relacionamento com Deus, que colocamos acima de tudo, e de maneira HORIZONTAL, no relacionamento dos irmãos de modo especial com os empobrecidos e oprimidos. (1Jo 4, 20-21)” – Manifesto da JUFRA do BRASIL.

Assim, JUFRA é a divisão juvenil que surgiu em 1950 na Itália.

Ela se divide em três segmentos por faixa etária:

▪ Micro-Jufra – entre os 9 e os 12 anos;
▪ Mini-Jufra – entre os 12 e os 15 anos; e
▪ JUFRA (propriamente dita) – jovens entre 15 e 30 anos.

Tendo caráter secular, os integrantes da JUFRA (jufristas), não precisam viver em mosteiros, conventos ou claustros, pois, sua vocação é viver normalmente entre as outras pessoas (ou “no Século”) e, portanto, podem casar e ter filhos. Porém, devem procurar viver em obediência ao Evangelho, como o fez São Francisco de Assis.

Venha ser JUFRA também!

Juventude Franciscana – Fraternidade Santíssima Trindade.

Florianópolis/SC – Reuniões quinzenais aos domingos, 16h, na Paróquia da Santíssima Trindade.

Mais informações em https://jufrasc.blogspot.com