Pastoral da Pessoa Idosa

idosaA Pastoral do Idoso foi implementada na Paroquia da Santíssima Trindade em fevereiro de 2010. O pároco convidou Osvaldina para coordenar as atividades da pastoral. O lema da Pastoral da Pessoa idosa baseia-se no versículo 12 do salmo 90 (89): “Ensinai-nos a bem contar os nossos anos, e daí ao nosso coração sabedoria”.

Sua mística é inspirada na prática de Jesus, de realizar o projeto do Pai, de construir uma sociedade de partilha e solidariedade. A Pastoral capacita agentes para o acompanhamento das pessoas idosos nas visitas domiciliares e nas outras atividades complementares afins. Promovendo o desenvolvimento físico, mental, social, espiritual, cognitivo e cultural dos idosos. Valoriza a história de vida, as experiências, a sabedoria adquirida ao longo da vida de cada pessoa idosa. “É preciso convencer-se de que é próprio de uma civilização plenamente humana respeitar e amar os anciãos, para que estes se sintam, apesar da diminuição das forças, parte viva da sociedade” (Papa João Paulo II). O ideal é que o ancião fique na família, com garantia de ajudas sociais eficazes, relativamente às necessidades crescentes que supões a idade ou a doença. “O espírito humano, mesmo ressentindo-se do envelhecimento do corpo, permanece de certa forma sempre jovem, se viver orientado para o eterno” (Papa João Paulo II).

Objetivos:

- A Pastoral da Pessoal Idosa tem como objetivo a promoção e a valorização da Pessoa Idosa, dando-lhe a oportunidade para melhorar sua qualidade de vida, respeitando seus direitos por um processo educativo integrado à sua família e a comunidade. Através das ações de seus líderes comunitários que são capacitados para realizarem as visitas domiciliares às pessoas idosos com mais de 60 anos de idade, em especial àquelas em condições de fragilidade e situação de pobreza e abandono.

- Zelar pela formação continua dos líderes voluntários, que unem fé e vida.

Atividades Desenvolvidas:

- Identifica e capacita os líderes, os quais recebem o nome de Líder Comunitário, que, na condição de voluntários, são enviados em missão.

- Desenvolve suas ações comunitárias de forma ecumênica e inter-religiosa, a fim de que a vida, a dignidade e a esperança cheguem a todas as pessoas idosas, independentemente de sexo, etnia, cultura, e credo religioso.

Reunião mensal de avaliação (última segunda feira do mês), e confraternização de encerramento anual ( último final de semana do mês de novembro).

Coordenadora: Coordenação a Sra Angela Marinho Pereira