Projeto Crescer Com Amor

projeto crescer com amor

Um projeto que semeia amor e futuro

Crescer com Amor é uma obra social que melhora a vida de crianças e adolescentes do Morro do Quilombo

Fruto do Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica (RCC), há seis anos nascia um projeto que mudaria a vida da garotada do Morro do Quilombo. O Projeto Crescer com Amor começou pequeno. Uma equipe passeava pela região, com café, bolacha e panfletos, para anunciar os cursos gratuitos que seriam oferecidos para as crianças e os adolescentes da comunidade.

Conforme a coordenadora Nésia Souza da Silva, o objetivo desta ação social era, e continua sendo, tirar os pequenos da rua e dar-lhes uma base para que, no futuro, busquem uma vida melhor. O projeto oferece aulas de música, artesanato, inglês, teatro, entre outros. Tudo depende de professores dispostos a ajudar a causa. “Todos são voluntários”, garante Nésia.

A obra conta com ajuda de recursos da PROSOL – Projeto Solidário da Eletrosul – e de apoio da Paróquia Santíssima Trindade, porém não cobre todas as despesas da ação. “Buscamos parceiros para patrocinar as aulas de música e de profissionais para dar continuidade aos demais cursos”, complementa a coordenadora.

Crescer com Amor atinge hoje 40 das 300 crianças da localidade. No entanto, Nésia diz que o projeto está aberto a todas elas. “Não precisa ser da Igreja, sendo alfabetizada com até 16 anos de idade, pode participar”, explica.

Além da garotada, mães e pais já puderam desfrutar da obra social. “As mães já fizeram alguns cursos. O último foi de pintura em tecido”, diz Nésia. Um retiro espiritual foi promovido há alguns anos para os pais. “A meta é que em 2011 seja realizado outro”, afirma. Ao envolver os pais no projeto, os organizadores pretendem que os alunos enxerguem aprendizado dentro de casa. “Precisamos orientar os pais para que, de gota em gota, enchamos o balde”, acrescenta.

A coordenadora lembra que a criançada chegou a formar o Ministério de Música na Comunidade Nossa Senhora do Guadalupe. “Agora com a construção da capela, os cursos e as apresentações vão ser feitas no Morro do Quilombo”, revela. Antigamente, as aulas e os encontros tinham que ser feitos na Comunidade São Bento, no bairro Itacorubi.

Uma vez por ano o projeto faz um bingo. Os fundos arrecadados neste evento são revertidos em passeios com as crianças. O último aconteceu no dia 20 de dezembro de 2010, onde todos foram se divertir num sítio. Além de festa, aulas e excursões, a obra promove retiro espiritual também com os pequeninos. “O último que conseguimos fazer foi em 2009, mas esta é outra meta para 2011”, garante a coordenadora.

Nésia não está sozinha. Ela conta com sete pessoas que a ajudam permanentemente. Este grupo é unido e perseverante. Sempre que pode, vai além das perspectivas da obra. Já conseguiram até o primeiro emprego de alguns jovens que frequentam o projeto. “É muito gratificante para gente. Nós nos identificamos muito com o trabalho no Morro do Quilombo”, emociona-se.

Colabore conosco!

Para ajudar o Projeto Crescer com Amor é fácil. Entre em contato com a assistente social da Paróquia Santíssima Trindade pelo telefone (48) 3025-6772.